A prática da defesa pessoal é antes de tudo prevenção, treinando para conseguir entender gestos e atitudes, olhares e sinais, percebendo as ações antes mesmo delas acontecerem.
Trabalhamos a REAÇÃO, a explosão, movimentos naturais do ser humano para uma resposta eficaz e assim, minimizar os danos causados pelo atacante.
É bom recordar que a prática de uma modalidade de defesa pessoal ou artes marciais é um investimento nos maiores patrimónios que o ser humano possui – a tua saúde e a tua vida.
Se optarmos pela reação, devemos acreditar que podemos reagir, como li há uns tempos “a insegurança gera a dúvida, a dúvida gera o erro, o erro pode ser fatal”.
Mas, só efetuem a reação se tiverem a certeza que a devem fazer ou se a vossa vida ou de terceiros dependam dela.
Lembrem-se, o agressor nunca irá facilitar, NÃO é nenhum boneco.
Temos de usar o bom senso na hora de usar a força, a separação de legitima defesa e o excesso de legitima defesa é muito curto e não queremos passar de vítima a agressor.
Se tivermos que agir, então que seja rápido e que consigamos proteger os que nos rodeiam.
Todos os instrutores ensinam que é sempre preciso manter a calma. Seja qual for a situação, respira profundamente e tenta permanecer consciente de todos os detalhes.
Onde está a possível saída? Onde reside o maior perigo? Há por perto terceiras pessoas que te possam ajudar? Quais e quantas são as forças dos adversários? Poderá a ação por ti empreendida magoar inocentes?
Na rua, a única regra é a ausência de regras, por isso deves permanecer desperto e atento perante o inesperado.
Quando treinamos artes marciais ou sistemas de defesa pessoal estamos mais preparados que a maioria das pessoas para agir de uma forma efetiva perante agressores, mas, se no caso de nunca teres treinado defesa pessoal, vai com cuidado, o inimigo talvez o tenha feito.
A tua obrigação termina defendendo-te a ti mesmo ou a inocentes, sempre que o possas fazer.
Não queiras ser um herói e nunca subestimes um inimigo.
Todas as técnicas que ensino nas aulas, em formações ou seminários, são técnicas para aplicar em situações em que a tua única opção seja lutar.
Lembra-te, só temos uma vida e é preciosa!
Bate com todas as tuas forças e foge.
Não tentes usar movimentos complicados, se tens de agir, fia-te no teu instinto e deixa a tua adrenalina sair, grita como um doido no teu ataque, isso irá perturbar o teu oponente, que sentirá toda a força do teu desejo de viver, do teu medo, do teu poder. Rompe a sua concentração, arrasa no teu ataque, mas lembra-te que o teu objetivo não é derrotá-lo, mas sim SOBREVIVER.
Comments