Sabemos que se um praticante de artes marciais enfrentar alguém na rua não treinado tem vantagem, mas e se o oponente não estiver sozinho, se tiver uma garrafa ou copo partido, uma faca, um bastão?
Será que está preparado para isso? Será que algum dia estaremos preparados para isso?
O que tem treinado, de uma maneira ou de outra tem regras. É sobre prémios e pontos, não pela sua integridade física ou até mesmo pela vida.
Na rua, os combates são reais, não há vencidos ou vencedores.
Mesmo o que “venceu” perdeu.
As artes marciais têm muito a oferecer, dão-nos as bases sólidas, as aptidões técnicas, condição física, rapidez, equilíbrio, coordenação e potência.
O problema está, quando alguém sem experiência nos ataca com extrema violência e provavelmente é o primeiro confronto físico real que o praticante de desportos de combate ou de artes marciais enfrenta.
Quando tenta aplicar o que aprendeu no dojo em matéria de defesa pessoal, longe de um ambiente controlado, descobre que o que treinou não funciona… da pior maneira.
Atenção que não estou a dizer que as competências que as artes marciais oferecem não funcionam.
Estou a dizer que, devem adaptar as técnicas ou simplesmente treinar a aplicabilidade delas para a rua.
Com o nosso grupo de trabalho o que aprenderes durante o treino tem de funcionar já, quando fores a caminho de casa.
Na nossa sociedade atual encontramos vários sistemas de defesa pessoal que apregoam ser o melhor sistema do mundo, mas, no entanto, são raros os que treinam com contacto, sparring ou até a reação do oponente.
Será que se pode treinar defesa pessoal assim?? Será que existe alguma arte ou sistema melhor que outro?
Quando falo em Defesa Pessoal, as habilidades vão muito mais além de apenas saber bater.
É importante ter em conta fatores como a prevenção, análise de riscos, pontos quentes, fuga rápida, Timing, uso de objetos adaptados, leitura corporal e tática de combate.
Combate … se chegámos aqui é porque o pré-confronto e a prevenção falharam. Este é o momento mais perigoso. Aqui é o tudo ou nada.
Quanto mais tempo demorar maiores os riscos que corremos.
Transforma o teu medo em poder!
Comments